Acne adulta depois dos 25 anos de idade
11/05/2020Calvície feminina é mais comum do que você imagina
22/05/2020Álcool em gel, água e sabão nunca estiveram tão presente no nosso dia a dia. Um dos grandes ensinamentos desta pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, é o cuidado fundamental para evitar contaminação.
Os cuidados aplicados neste período devem nos acompanhar mesmo no pós-pandemia. As mãos são as grandes carreadoras de infecções para o organismo humano. Em média, uma pessoa toca a face 23 vezes a cada hora, ou seja, 184 vezes durante uma jornada de trabalho de oito horas.
Por isso, o autocuidado é tão importante, não só como prevenção contra a Covid-19, mas também outras doenças. Estudos mostram que o uso de água e sabão/sabonete são excelentes inativadores do vírus e, por essa razão, são suficientes para a limpeza da superfície cutânea, dos cabelos e das unhas.
Mesmo assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda como prevenção contra a Covid-19 que:
1 Os hábitos de higiene pessoal sejam intensificados durante a pandemia, de preferência por meio do uso de água e sabão/sabonete durante o banho e de álcool 70% (em gel ou líquido) para higienizar as mãos, antes e depois de tocar em superfícies possivelmente contaminadas;
2 As unhas devem ser mantidas com comprimento curto, neste momento;
3 Ao lavar as mãos, deve-se limpar ao redor e embaixo das unhas, onde ocorre o seu descolamento fisiológico;
4 No caso de uso de esmalte, se essa cobertura estiver soltando ou com falhas, deve-se retirá-la ou redobrar os cuidados com a higiene;
5 Cabelos, bigodes e barbas devem ser lavados com uso de shampoos e/ou sabonetes como forma de prevenção contra a Covid-19;
6 Banhos com maior frequência, sobretudo quando chegar em casa ou ter mantido contato com caso suspeito ou confirmado, garante a desinfecção de pele, pelos e unhas.
A melhor medida preventiva continua sendo o isolamento social e/ou restrição de contatos. Só saia de casa quando for necessário. Se sair, use máscara e mantenha sempre distância das pessoas ao seu redor. Esta é uma crise sem precedentes, todo cuidado é pouco!