Autocuidado pode ajudar na prevenção contra a Covid-19
15/05/2020Saiba como usar o óleo de coco nos cabelos
01/06/2020Seus cabelos têm diminuído? Tem sentido que algumas áreas da cabeça apresentam falhas? Tem percebido queda de cabelo com frequência? Se a resposta foi “sim”, é bom você continuar lendo este texto para saber mais sobre a calvície feminina. Estes são apenas alguns dos sinais desta condição, que é mais comum do que você imagina.
Causas para calvície feminina
Sim, a calvície feminina é um problema comum. Este transtorno está relacionado às causas mais diversas. As mais comuns são as mudanças hormonais, a genética e distúrbios como a anemia e o hipotireoidismo.
Sinais de alerta para calvície feminina
Estima-se que cerca de 30% das mulheres com 50 anos têm algum grau de calvície. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais da calvície.
Todo dia, as pessoas perdem cerca de 100 fios. A queda de cabelo só se torna preocupante se os fios começam a se acumular no ralo da pia ou do chuveiro, na escova, nas roupas ou no travesseiro. Você deve procurar um médico assim que perceber que o cabelo fica mais ralo, caem tufos ou há um afinamento onde os fios são repartidos.
Não precisa ter medo de ficar careca. A calvície feminina costuma ser diferente da masculina. São raros os casos de mulheres que ficam completamente carecas. O que acontece é um afinamento progressivo, geralmente a partir dos 30 anos.
Tratamentos para calvície feminina
Quanto mais cedo você procurar um médico, mais chances tem de reverter o quadro de calvície. Existem tratamentos em tricologia que apresentam resultados melhores quando aplicado em fase inicial e pode variar de acordo com o tipo de queda.
Para o diagnóstico completo, são realizados exames clínicos e laboratoriais, como o tricograma (análise dos fios). Em alguns casos, é necessário fazer a biópsia do couro cabeludo. A partir deste diagnóstico o médico pode indicar o que é melhor para você, cada caso é um caso!
Como saber se tenho calvície ou outro transtorno relacionado à perda dos fios?
Se você percebe uma queda de cabelo frequente, procure um dermatologista. Só um especialista pode te dar o diagnóstico certo. Sou especialista em tricologia, ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos.