Protetor Solar previne várias doenças e evita o envelhecimento
13/04/2019
Olá, você tem se examinado e vem observando algumas manchas e pintas no corpo? Algumas pessoas têm pintas desde o nascimento, outras pintas podem surgir na infância e tem também aquelas que surgem com o envelhecimento da pele. Se você está com alguma pinta, o ideal é passar pelo dermatologista, só ele pode descartar a possibilidade dessa pinta ser um câncer de pele.
Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.
Na imagem acima vemos:
1. Sinal de nascença
2. Manchas da idade
3. Câncer de pele.
Quais são os sintomas do câncer de pele?
Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central, que sangra facilmente e não cicatriza. Mas pode ser também uma pinta preta ou castanha que mudou de cor, textura, tornou-se irregular nas bordas e cresceu de tamanho.
Câncer de Pele como se prevenir?
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o câncer. Proteja também seus filhos, queimaduras na infância, aumentam os riscos de câncer na pele na fase adulta.
O que devo fazer quando identificar uma mancha?
Procure o seu dermatologista, ele irá examinar cuidadosamente e realizar um importante exame, a dermatoscopia.
Todos os casos de câncer de pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente. A grande maioria dos tumores de pele respondem muito bem ao tratamento!
Câncer de Pele em Crianças
Papais e mamães, este assunto é super importante para o cuidado necessário com a pele dos seus filhos, especialmente no verão! 👦👧
O câncer de pele é pouco frequente em crianças, no entanto, elas não estão livres, nossa derme tem memória, ou seja, os danos solares são cumulativos. Isso quer dizer que todas as lesões cutâneas em forma de queimaduras solares se acumulam na pele.
A pele das crianças é muito mais sensível do que a dos adultos, por isso os pais devem estar sempre atentos à proteção solar dos filhos e à qualquer manchinha estranha que apareça.
E para evitar transtornos futuros, é importante que as mamães e os papais saibam quais os cuidados básicos. Vamos conferir?
1- Verificar se há manchas ou sinais estranhos na pele;
2- Consultar periodicamente seu médico dermatologista;
3 – Usar protetor solar adequado, indicado pelo seu médico.
Alguns destes cuidados previnem o câncer de pele. Percebeu algo diferente na pele do seu filho? Procure um dermatologista, ele estará apto para dar o diagnóstico.
Todos os anos a campanha Dezembro Laranja é um alerta de conscientização na prevenção. Mostre à sua família e amigos este post para que também saibam como se prevenir.
1 Comment
[…] alguns tipos de bronzeamento são um verdadeiro convite para uma doença super desagradável: o câncer de pele. Pegar muito sol, no geral, não é saudável, mas se você quer se bronzear, faça da melhor […]