Qual é o tipo de bronzeamento ideal para você?
06/12/2020A verdade sobre cronograma capilar
15/02/2021A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres. A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum entre o sexo masculino – estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram do problema – a alopecia androgenética também pode afetar as mulheres. Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. Nas mulheres, é mais difusa.
Causas da Calvície feminina
Genéticas e Hormonais
A alopecia androgenética é desencadeada por inúmeros fatores de ordem genética e hormonal. A calvície também está associada ao excesso de hormônios andrógenos (masculinos), e por isso pode ser um problema para as mulheres, que sofrem diversas alterações hormonais ao longo da vida. Embora seja um quadro de origem genética e hereditário, a existência de um ou mais casos na família não significa que, necessariamente, a calvície se manifestará.
As mulheres podem ser acometidas de calvície por conta de questões genéticas e hormonais acontece um afinamento progressivo dos fios, tornando o cabelo mais “ralinho”.
Diferença para calvície masculina
Nas mulheres não existem “entradas” como nos homens, geralmente ocorre na “região da coroa” bem no centro da cabeça e a linha de implantação do fio é preservado e não avança.
Tratamentos para Calvície Feminina
A boa notícia para quem sofre com a perda de cabelo é que há inúmeras opções de tratamento.
Existem tratamentos tópicos e remédios via orais para evitar a progressão da doença. No entanto existem tratamentos para melhorar o volume, esse fio que você já perdeu é possível ser recuperado com microagulhamento e infusão de medicações. Não perca tempo utilizando shampoos anti-queda, pois isto não funciona!
Existem também lasers que podem ser utilizados para estimular o crescimento dos fios. Nos casos mais acentuados, o transplante de cabelo pode ser uma opção.
O recomendado é sempre consultar um dermatologista, que fará uma investigação das características e das prováveis causas do problema.